Os 3 tipos de Procrastinadores
- Ju Assis

- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Você já sentiu que apesar de fazer planos, e querer realizar suas metas, parece que seu cérebro entra em uma batalha contra você?
Você sabe o que precisa fazer, mas tem uma força contrária que compete pelo controle. E quer te levar a buscar somente o prazer imediato, adiando todas as coisas que trazem algum desconforto.
Essa guerra é entre nosso sistema límbico que processa nossas emoções (sensações de medo e ansiedade) e o córtex pré-frontal que é o cérebro racional, aquele que assume compromissos na vida.
O sistema límbico emite as sensações de sofrimento em fazer o que é desagradável e não trará recompensa imediata.
O córtex é aquele que fica argumentando e te trazendo para a realidade: "Vamos lá... isso é importante e necessário".
Quando nãoestamos conscientes e comprometidos o suficiente com as responsabilidades, o sistema límbico vai vencer.
Trouxe aqui os 3 perfis neurológicos da procrastinação e dicas para mudá-los:
1) Procrastinador Evitativo: pessoas que deixar de fazer as tarefas por medo de não dar certo. São extremamente sensíveis ao erro, à crítica e exposição negativa. Preferem deixar de fazer do que correr os risco de falhar.
2) Procrastinador por Estímulo: é aquele que busca por adrenalina, deixa tudo para a última hora, sente que a pressão o faz agir e ter um desempenho miraculoso. Só vai no "agora ou nunca" para produzir.
3) Procrastinador Indeciso: passa horas avaliando as coisas, todas as informações possíveis e no final não consegue decidir. Fica paralisado por tanta análise.
Com qual desses você se identificou?
Vamos agora para algumas sugestões para lidar com cada caso:
No 1⁰ tipo, como o medo é da frustração e não "dar conta do recado", pode começar dividindo por etapas o processo. Pequenas vitórias podem trazer autoconfiança para enfrentar o próximo desafio. O lema é: Uma coisa de cada vez!
No 2⁰ tipo, é importante trazer um clima de desafio para sua rotina, criando metas a serem cumpridas e um senso de urgência em cima da sua realidade presente. Somos nosso maior desafio, quebre seus próprios records individuais.
No 3⁰, para todo indeciso é preciso limitar o tempo, opções de escolha e dar um prazo. Não abra muito o leque de possibilidades quanto tiver que tomar uma decisão. Se dê fronteiras claras para tomar as decisões, com limites será mais fácil saber o que fazer.
Agora é partir para a ação! Não fique preso à crenças aceitando que é um procrastinador. Dessa forma só continuará preso a esse padrão, sem movimento para mudança.
A partir de agora, comece a se denominar um realizador!




Comentários