O que te impede de colocar seus planos em prática?
- Ju Assis

- 3 de jul.
- 2 min de leitura
No mundo em que vivemos hoje, com tantas cobranças e demandas diárias, se tornou necessário desenvolvermos habilidades para executar tarefas.
O problema é que por termos uma lista infinita de compromissos, nos vemos perdidos e sem saber por onde começar.
Sempre tenho falado que é importante aprendermos a investigar a nós mesmos, principalmente quando não estamos chegando onde queremos.
A procrastinação é um mecanismo de autossabotagem e existem manifestações diferentes dentro do hábito de procrastinar. Cada pessoa irá mostrar sinais de acordo com sua personalidade.
Vou descrever 4 tipos de perfis para que você possa se identificar:
O primeiro sabotador que nos impede de realizar nossos planos é a crítica excessiva.
Quando somos muito exigentes, esperamos que as coisas estejam em um grau de excelência muito elevado, para então serem apresentadas.
Seja um projeto, um prato culinário, um atendimento, um discurso, enfim, qualquer ação que envolverá uma exposição à opiniões e possíveis críticas. Isso te impede de tentar, de exercitar seus talentos para ir melhorando progressivamente.
O segundo sabotador é o controle. A pessoa controladora tem problemas em confiar, e deixar as coisas fluírem em seu curso natural.
Querer que tudo seja do nosso jeito é infantilidade. Quem quer controlar demais sofre e se sobrecarrega. Às vezes desistimos porque precisamos ceder e aceitar outros posicionamentos.
Nos prejudicamos pela inflexibilidade. Por estarmos fechados em apenas uma visão como a correta, a nossa.
O terceiro sabotador é o comportamento esquivo. Esse perfil tende a ignorar todas tarefas desagradáveis e querer fazer apenas o que lhe parece fácil e prazeroso.
Está viciado pela recompensa imediata e acaba se esquivando de várias responsabilidades em todas as áreas da vida, por não querer lidar com o desconforto.
Isso gera muito problemas de convivência e até mesmo perda de credibilidade e confiança.
E o último sabotador é o comportamento inquieto. O tipo de perfil que sempre tem ideias novas e revolucionárias. É movido pela novidade, pela mudança e transformação.
O grande problema desse sabotador é que não tem foco, e cada dia está se direcionando para questões diferentes que nunca são concluídas.
São criativos e contagiantes, e se forem bem conduzidos podem realizar grandes coisas, mas normalmente não é isso que acontece. Vivem perdidas porque não têm direção.
Quanto mais nos conhecemos, mais ferramentas poderemos desenvolver para lidar com nossa autossabotagem.
E você, se identificou com algum desses?




Comentários