Melhore suas relações
- Ju Assis

- 9 de set.
- 2 min de leitura
Se você quer ter relações saudáveis, mais autênticas e respeitosas, existem dois pilares que podem ajudar: autonomia e comunicação consciente.
Enquanto a autonomia promove a liberdade de agir e decidir de forma responsável, ponderando o que é mais sensato e construtivo, a comunicação envolve a boa expressão dos pensamentos e sentimentos. Explicando de forma clara e alinhada com seus valores e respeito mútuo.
Se aprendemos a fortalecer esses dois pontos, vamos criar um ambiente com diálogo genuíno, onde a autoestima é fortalecida e a convivência fica muito mais harmônica.
Para isso, vou deixar aqui algumas sugestões para você refletir e praticar na sua vida.
A primeira observação importante para que tudo isso aconteça é aprender a escutar. Você já ouviu falar em escuta ativa? É um jeito de se condicionar a ouvir o outro sem criar julgamentos e respostas precipitadas, enquanto o outro ainda está expondo seu ponto de vista.
É demonstrar interesse verdadeiro ao que o outro diz, esperando que conclua seu raciocínio, para depois se necessário, fazer perguntas pertinentes e que possam esclarecer ainda mais aquele diálogo.
Outro ponto, que percebo problemas na convivência é que precisamos também aprender a respeitar as escolhas alheias. Às vezes a atitude do outro é diferente do que você faria, mas é importante lembrar que o outro também tem direito à sua autonomia.
Podemos abrir espaços para o diálogo sem imposições! Ser impulsivo ou autoritário, sem medir as palavras e atitudes, pode prejudicar muito nossos relacionamentos.
Existem 3 perguntinhas que podemos fazer mentalmente antes de falarmos algo em um situação tensa:
Tem bondade nessas palavras?
Tem verdade no que preciso dizer?
É de bom tom falar isso agora?
Essas perguntas podem nos ajudar a agir com mais consciência e refrear alguns impulsos desastrosos que podem acontecer em momentos de tensão.
Viver em comunidade é um processo de aprendizagem contínuo, cada etapa, ambiente ou pessoa pode ser um novo desafio para desenvolvermos mais e mais nossa capacidade de compreender e sermos compreendidos.
Que possamos usar nossas capacidades para melhorar nossos relacionamentos!




Comentários